Qual a duração normal dos estágios?

Achado: 32
PaísQual a duração normal dos estágios?
Alemanha - trabalho
O código civil alemão não fixa uma duração geral para os estágios, mas estes não podem ser superiores a 6 meses. Não se deve confundir esta situação com o trabalho em regime de prova, que é, por natureza, um contrato de trabalho temporário (sendo o regime de prova a causa da limitação).
Áustria - trabalho
O estágio dura um mês, no máximo, e nesse período o contrato poderá ser rescindido sem alegação de justa causa.
Bélgica - trabalho
Sete a 14 dias para os trabalhadores manuais; 1 a12 meses para os trabalhadores administrativos.
Bulgaria - trabalho
Normalmente, as empresas pedem aos candidatos que acedam a fazer um período experimental ou estágio que pode ter até 6 meses de duração, em conformidade com o código do trabalho búlgaro. Durante este período, o trabalhador pode ser despedido sem pré-aviso.
Chipre - trabalho
Os períodos de estágio têm, normalmente, a duração de 1 mês.
Croácia - trabalho
Normalmente, o período de estágio dura entre 1 e 3 meses.
Dinamarca - trabalho
Normalmente, o estágio dura 3 meses.
Eslováquia - trabalho
Três meses, em média.
Eslovénia - trabalho
Esse período varia, mas dura normalmente 3 a 6 meses.
Espanha - trabalho
São seis meses, no máximo, para os técnicos qualificados e 2 meses para os restantes trabalhadores. No caso do Contrato indefinido de apoyo a los emprendedores (contrato por tempo indeterminado de apoio aos empreendedores), o estágio dura 1 ano. Durante o período de estágio, o contrato pode ser rescindido por qualquer das partes sem alegação de justa causa.
Estónia - trabalho
Os períodos de estágio têm a duração de quatro meses, ou de 6, no caso da administração pública.
Finlândia - trabalho
Por norma, o período de estágio não dura mais de 4 meses.
França - trabalho
O período de estágio varia entre 1 dia e vários meses, consoante as qualificações e o tipo de contrato de trabalho. No caso dos contratos de 1 mês, dura, geralmente, uma semana. Este período pode ser renovado uma vez.
Grécia - trabalho
Há um período de estágio pago com a duração de 12 meses. Se o contrato for rescindido durante esse período, o trabalhador despedido não tem direito a indemnização.
Hungria - trabalho
O período normal de estágio é de 3 meses, ou pode ser prorrogado até 3 meses, se for inferior. Caso exista um acordo coletivo na empresa, poderá ter uma duração de 6 meses.
Irlanda - trabalho
Em alternativa ao período de trabalho experimental, o candidato poderá fazer um período de estágio com a duração máxima de 1 ano. O processo só termina no momento em que o interessado é informado da sua admissão ou exclusão.
Islândia - trabalho
Caso exista, o estágio tem entre 1 a 3 meses de duração. Se o empregador não tencionar pagar-lhe o período de estágio, deve recusar o emprego e denunciar o empregador à Direção de Inspeção do Trabalho ou a um sindicato.
Itália - trabalho
Não existe um período de estágio normalizado.
Letónia - trabalho
O empregador pode exigir que o trabalhador cumpra um período de estágio, que ficará previsto no contrato e será, no máximo, de 3 meses. Na administração pública, os estágios podem chegar a ter uma duração de 6 meses.
Listenstaine - trabalho
O período de estágio dura entre um e três meses, no máximo.
Lituânia - trabalho
O período de estágio pode ser de 3 meses, no máximo.
Luxemburgo - trabalho
Geralmente, o período de estágio tem 6 meses de duração.
Malta - trabalho
Esse período varia, geralmente, entre 6 e 12 meses, mas depende da empresa, por isso informe-se a esse respeito antes de começar a trabalhar.
Noruega - trabalho
No início do contrato, os empregadores poderão exigir um período de estágio, que não será, em regra, superior a 6 meses.
Países Baixos - trabalho
Normalmente, o período de estágio dura 2 meses.
Polónia - trabalho
Ver acima.
Portugal - trabalho
O período legal de estágio varia em função da duração do contrato e da complexidade do lugar. No caso dos contratos de curto prazo, pode ser de 1 mês, no máximo. No caso dos contratos permanentes, é normalmente de 3 a 6 meses.
Reino Unido - trabalho
Os estágios têm entre 3 e 6 meses de duração.
República Checa - trabalho
O contrato pode ser rescindido pelo trabalhador ou pelo empregador em qual¬quer momento durante o estágio, que é de 3 meses, no máximo (6 meses para os cargos de direção). Esse período pode ser reduzido (isto é, para menos de 3 meses), mas, em regra, os candidatos aceitam a proposta da empresa.
Roménia - trabalho
De acordo com o Código do Trabalho, todos os trabalhadores, seja qual for a sua categoria, têm de cumprir um período de estágio.
Suécia - trabalho
O período normal de estágio é de 6 meses.
Suíça - trabalho
Todos os contratos se iniciam com um período de estágio, que, muitas vezes, serve de período de teste e que poderá prolongar-se por 3 meses, no máximo. Durante o período de estágio, o empregado pode despedir-se ou ser despedido sem aviso prévio, desde que os prazos contratuais aplicáveis sejam respeitados.
RSS desta lista

© União Europeia
Privacy Policy