Entrevistas baseadas em competências

Cada vez mais empregadores realizam entrevistas baseadas nas competências (também denominadas entrevistas estruturadas ou circunstanciais). Estas entrevistas têm-se revelado muito eficazes para prever o futuro desempenho profissional e são mais objetivas do que as entrevistas não estruturadas.

Numa entrevista baseada em competências, cada pergunta visa testar o candidato relativamente a uma competência ou aptidão específica. A resposta pode ser analisada com base em critérios previamente definidos e classificada em conformidade. Deste modo, os candidatos são comparados com o nível exigido em vez de serem comparados entre si.

Aos candidatos são colocadas questões relacionadas com o seu comportamento em situações específicas, a que eles deverão responder dando exemplos concretos. Os entrevistadores podem aprofundar a resposta pedindo explicações sobre o comportamento ou as competências do candidato.


Como se deve preparar

Prepare-se para responder às perguntas baseadas em competências certificando-se de que conhece as aptidões e competências necessárias para o lugar em causa. São exemplos das competências normalmente visadas:
  • trabalho de equipa;
  • planeamento e organização;
  • análise e resolução de problemas;
  • capacidade de liderança e de tomada de decisões;
  • comunicação.
Em seguida, pratique o método STAR: situação, tarefa, ação, resultado.

Por exemplo, se lhe perguntarem como reage ao stresse e lhe pedirem um exemplo de uma situação em que tenha trabalhado sob pressão, comece por descrever o contexto (situação), incluindo o que lhe era pedido que fizesse (tarefa); a seguir — e será nesta parte da sua resposta que se deverá alongar — descreva o que fez (ação), e, finalmente, conte o que aconteceu (resultado). Realce o papel por si desempenhado e a forma como este contribuiu para o resultado.

A solução para responder bem a estas perguntas é utilizar exemplos concretos, retirados da sua própria experiência, e descrevê-los pormenorizadamente, não se limitando a falar do tema de uma forma teórica.

© União Europeia, 2014
Privacy Policy