Onde procurar emprego

Procure os anúncios de emprego publicados na Internet, em jornais, nos centros de emprego e em empresas de recrutamento privadas. Não se esqueça de consultar também o portal EURES sobre mobilidade profissional. O próprio sítio web de uma empresa pode conter informações sobre as vagas existentes, sendo também possível que ela recorra a uma agência de recrutamento externa para proceder a uma pré-seleção dos candidatos. Consulte os sítios web e os meios de comunicação social direcionados para profissões e setores específicos, ou para determinadas regiões da Europa. Podem ser-lhe úteis para identificar empresas onde gostaria de trabalhar e os respetivos contactos. Alguns países têm sítios web especificamente destinados a candidatos a emprego estrangeiros.

Publique o seu CV no portal EURES sobre mobilidade profissional e noutros sítios web destinados aos candidatos a emprego. Não se esqueça: caso o anúncio não indique uma datalimite, verifique se a vaga ainda não foi preenchida antes de se candidatar. Há sítios web que contêm anúncios desatualizados.

Muitas agências de recrutamento especializam-se em setores específicos e conservam os CV de candidatos promissores para apresentar aos empregadores. Identifique os recrutadores especializados na sua área e contacte-os com vista a vagas de emprego atuais e futuras.

Em alguns países, muitas ofertas de emprego são publicitadas «boca a boca» e através das redes de contactos pessoais. Veja informações mais pormenorizadas nas secções da presente brochura relativas aos diversos países. Em regra, são as empresas mais pequenas que recrutam colaboradores desta maneira. As maiores preferem divulgar as ofertas de emprego o mais amplamente possível para atraírem os melhores candidatos.

«Todos os anos, participamos nas Jornadas do Emprego da EURES ou noutros eventos de recrutamento. Por vezes, as estatísticas são impressionantes. Numa feira de emprego, por exemplo, houve 900 ofertas de emprego de 17 países do EEE, em diversos setores, designadamente, construção, restauração-hotelaria, jardinagem, TI, cuidados de saúde e indústria.»
Ewa Staniewicz, conselheira EURES, Polónia

Período entre a publicação do anúncio de emprego e a entrada em funções O intervalo de tempo entre a publicitação de uma vaga e o seu preenchimento varia consoante o tipo de emprego. Algumas vagas são anunciadas e preenchidas no mesmo dia. Contudo, o empregador pode querer conhecer outros candidatos ou verificar antecedentes e pedir referências.

Além disso, nalguns países os períodos de pré-aviso podem ser de vários meses. Os empregadores têm de negociar as datas de entrada em funções e de transição com os trabalhadores que estão de saída e os novos membros do seu pessoal.

© União Europeia, 2014
Privacy Policy