A EURES, a rede europeia de emprego

A EURES, a rede europeia de emprego, presta serviços de promoção da correspondência entre a oferta e a procura de emprego e de recrutamento, em todos os países do Espaço Económico Europeu (EEE) e na Suíça. Auxilia as pessoas que procuram trabalho ou que pretendem mudar de emprego a deslocarem-se para onde há postos de trabalho vagos e põe ao dispor dos empregadores um contingente mais vasto de candidatos com as competências de que eles necessitam para desenvolverem as suas empresas. Todos os serviços prestados pela EURES aos candidatos a emprego e os trabalhadores são gratuitos.

A EURES tem uma rede de parceiros que inclui serviços públicos de emprego e se está a expandir de modo a incluir um número muito mais vasto de agentes de recrutamento nos países de origem dos candidatos, designadamente agências de recrutamento privadas. No portal EURES sobre mobilidade profissional poderá encontrar informações adicionais.

Os serviços da eures

Os serviços da EURES são muito completos e estão acessíveis a todos os candidatos europeus — antes, durante e após a busca de emprego. Abordam todos os aspetos da vida e do trabalho no estrangeiro, desde a orientação profissional, a revisão e tradução de curricula vitae, a análise das ofertas de emprego e a facilitação da realização de entrevistas por videoconferência, até à prestação de informações sobre o mercado de trabalho europeu e de conselhos nos domínios jurídico e da segurança social, à organização de feiras de emprego e ao aconselhamento sobre as oportunidades de formação, aprendizagem de línguas e financiamento.


O portal EURES sobre mobilidade profissional

O portal EURES contém mais de um milhão de ofertas de emprego de 32 países da Europa, quase o mesmo número de curricula vitae e milhares de empregadores registados. Nele, poderá encontrar ferramentas para:

  • criar um perfil que lhe permita identificar setores ou países que lhe interessem e receber notificações de ofertas de emprego pertinentes através do correio eletrónico;
  • elaborar e manter um CV em uma ou mais versões linguísticas — e publicá-lo em linha, onde poderá ser visto pelos 30 000 empregadores registados no portal;
  • procurar informação sobre a vida e o trabalho no país da sua preferência;
  • procurar as jornadas europeias de emprego e outros eventos de recrutamento realizados na sua região; e
  • conectar-se com outros candidatos a emprego e trocar dicas sobre a busca de emprego e a experiência de viver e trabalhar no estrangeiro.

Conselheiros EURES

Pode contactar os conselheiros EURES — e outros profissionais de recrutamento da rede EURES — para obter informações e conselhos em qualquer fase da sua busca de emprego e do seu processo de mudança. Estes conselheiros especializados nos aspetos práticos, jurídicos e administrativos da mobilidade profissional na Europa, estão habilitados a:

  • recomendar-lhe oportunidades interessantes com base no seu perfil — e até a procurar correspondências entre o seu perfil e um empregador adequado noutro país europeu;
  • prestar-lhe assistência na apresentação da sua candidatura e transmitir o seu CV a potenciais empregadores;
  • dar-lhe informações sobre as condições de vida e de trabalho no seu país de destino; e
  • ajudá-lo a instalar-se no seu novo país, facultando-lhe informações em matéria de alojamento, segurança social e impostos, bem como sobre as escolas e os cuidados de saúde ao dispor da sua família, se for caso disso.

«Apoiamos centenas de trabalhadores transfronteiriços diariamente, respondendo a perguntas como: Onde pago os meus impostos? Onde me devo dirigir para pedir o abono de família? Posso utilizar o serviço de saúde? Esse apoio facilita a transição das pessoas que vão trabalhar para outro país.»

Joe Lavery, conselheiro EURES, Cross-border Partnership Ireland, Irlanda do Norte

Importa referir que os serviços disponíveis podem variar de país para país ou de uma organização parceira da EURES para outra.

Poderá encontrar mais informações, bem como os dados de contacto do seu conselheiro EURES local e de outros profissionais de recrutamento, no portal EURES.

A EURES nas regiões transfronteiriças

Viver num país e trabalhar noutro é a forma mais comum de mobilidade profissional. A EURES opera em regiões transfronteiriças de toda a Europa. Os trabalhadores transfronteiriços podem obter as informações que lhes interessam no portal EURES sobre mobilidade profissional e junto do conselheiro EURES local.

Jornadas Europeias do Emprego e outros eventos

Realizam-se, anualmente, centenas de eventos da EURES em toda a Europa, todos eles de fácil acesso e gratuitos. Os mais conhecidos são as Jornadas Europeias do Emprego, o contexto ideal para conhecer potenciais empregadores, tanto no local como em linha, e beneficiar de sessões de esclarecimento de dúvidas em direto e de aconselhamento personalizado por videoconferência com peritos em mobilidade profissional e outros domínios relevantes. A EURES também organiza conferências, seminários e jornadas informativas sobre a mobilidade em geral, onde os conselheiros EURES estão disponíveis para prestar um aconselhamento especializado sobre a forma de encontrar emprego na Europa. As Jornadas Europeias do Emprego podem ter um caráter generalista ou incidir sobre um ou mais setores específicos. Veja no calendário publicado no portal EURES sobre mobilidade profissional informações adicionais sobre os eventos realizados na sua zona.

«A Concentrix já trabalha com a EURES há vários anos e essa parceria é fundamental para o êxito do nosso recrutamento. Publicamos anúncios em toda a rede EURES, esforçamo-nos por estabelecer e manter um relacionamento individualizado com conselheiros de toda a Europa e estamos regularmente presentes nos eventos de recrutamento que a EURES realiza em vários países. Como precisamos de recrutar muita gente, de diversas línguas, a utilização do portal e da rede de conselheiros EURES é essencial para publicitarmos as nossas vagas dentro de cada país. O nível do serviço é inestimável — e o mesmo acontece com o conhecimento e o aconselhamento no plano local.»
Concentrix, Irlanda do Norte

Strona www:
https://ec.europa.eu/eures/page/homepage

© União Europeia, 2014
Privacy Policy