Outras redes e serviços europeus no domínio da mobilidade

Para além da EURES, também lhe poderão interessar as redes europeias de mobilidade a seguir indicadas: A sua Europa, A sua Europa ― Aconselhamento, SOLVIT, DG EAC (Direção-Geral da Educação e da Cultura), Europass, Euroguidance, Enterprise Europe Network, Portal europeu das pequenas e médias empresas,

A sua Europa

Na secção Cidadãos deste sítio web são fornecidas informações práticas sobre a mudança para outro país europeu com o objetivo de nele viver, trabalhar e estudar. Inclui indicações sobre a matrícula de veículos, a cobertura do sistema de saúde e a proteção dos consumidores. Numa outra secção, intitulada Empresas, poderá encontrar um guia prático sobre a atividade empresarial na União Europeia.
http://europa.eu/youreurope/index.htm


A sua Europa ― Aconselhamento

Se necessitar de informações sobre os seus direitos na União Europeia, dirija-se à equipa do «A sua Europa ― Aconselhamento», constituída por um grupo de juristas independentes que poderá dar-lhe uma resposta personalizada e gratuita na sua língua, no prazo de uma semana, bem como indicar-lhe a legislação da União Europeia aplicável ao seu caso concreto.
http://europa.eu/youreurope/advice


SOLVIT

Nas suas relações com outros Estados-Membros da União Europeia, os cidadãos e as empresas podem deparar com dificuldades decorrentes de uma aplicação incorreta das regras da União. Esta rede em linha existe para solucionar esses problemas — por exemplo, na obtenção de uma autorização de residência, no reconhecimento das qualificações profissionais, no tratamento de assuntos relativos aos direitos em matéria de segurança social, trabalho ou fiscalidade — sem recurso à justiça.
http://ec.europa.eu/solvit

DG EAC (Direção-Geral da Educação e da Cultura)

A partir de 2014, até 5 milhões de pessoas poderão ter a oportunidade de estudar ou receber formação no estrangeiro com uma bolsa do programa «Erasmus para todos», que agrega os regimes da União Europeia e internacionais nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto.
http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/index_en.htm


Europass

Os documentos Europass permitem que os estudantes e os candidatos a emprego apresentem as suas competências e qualificações a organizações e recrutadores de outros países.
http://europass.cedefop.europa.eu


Euroguidance

Esta rede de organismos de orientação profissional ajuda a promover as oportunidades de aprendizagem em toda a Europa. http://euroguidance.eu Enterprise Europe Network Esta rede ajuda as pequenas empresas a tirarem o máximo partido do mercado europeu. Através dela, os empregadores podem descobrir como expandir a empresa, obter novas tecnologias e aceder a informações sobre os fundos da União Europeia disponíveis e a forma de obterem financiamento.
http://een.ec.europa.eu


Portal europeu das pequenas e médias empresas

Este sítio fornece informações sobre e para as pequenas e médias empresas (PME), incluindo questões relacionadas com políticas,conselhos práticos e pontos de contacto locais.
http://ec.europa.eu/small-business

© União Europeia, 2014
Privacy Policy