Embora seja afamada pelo seu sol e a sua cultura de praia, à Espanha não falta diversidade, com as suas montanhas cobertas de neve, regiões agrestes e remotas, reservas naturais luxuriantes e trilhos costeiros escarpados. É também um dos países com maior número de sítios classificados como património mundial da Unesco.
A crise económica atingiu duramente a Espanha. Em virtude do aumento do desemprego, o grande número de trabalhadores estrangeiros no país sofreu uma diminuição. Contudo, o turismo e setores conexos resistiram bem, e verificou-se algum crescimento do emprego nas atividades de TI, artísticas, recreativas e de entretenimento, bem como na administração. As tendências apontam para um provável crescimento do mercado de trabalho graças ao setor dos serviços, ao desenvolvimento industrial e tecnológico, e a uma reanimação do setor agrícola mediante a aplicação de novas tecnologias.É difícil encontrar trabalho em Espanha. Utilize todos os recursos disponíveis (pessoas conhecidas, familiares, meios de comunicação social, centros de informação, associações profissionais, etc.), bem como a rede EURES e muita imaginação e criatividade.
Se vier para a Espanha em busca de emprego prepare-se para se ver envolvido num jogo em que importa sobretudo saber esperar. Mesmo que um empregador publicite uma vaga no serviço público de emprego, pode demorar a responder às candidaturas.
"Trabalhar no estrangeiro alarga os nossos horizontes e permite-nos saborear a independência. Ajuda-nos também a consolidar a autoconfiança e alarga a nossa rede de contactos. Se forem viver para outro país, estejam abertos à nova cultura e preparados e recetivos para aprender coisas novas." Candidato a emprego da Lituânia, a viver e a trabalhar na Dinamarca
O método de candidatura mais comum é o envio do CV acompanhado de uma carta de apresentação. A carta não deve ter mais de quatro curtos parágrafos numa única página e deve ser redigida num estilo simples, claro, cordial e formal. Verifique se a assinou e se dela consta o seu número de telefone e endereço completo. Utilize o mesmo tipo de letra, margens e qualidade de papel utilizados no CV.
Não envie ficheiros grandes, ou não testados, por correio eletrónico. É preferível enviar apenas o CV e a carta de apresentação e expressar disponibilidade para facultar informação complementar, se for necessário. Se a sua candidatura for manuscrita, assegure que é legível, evitando utilizar letra muito miúda ou tinta colorida.
Prepare-se de forma a poder comparecer na entrevista perfeitamente ciente das qualidades que fazem de si o candidato perfeito para ocupar o lugar.
Os candidatos são, com frequência, solicitados a submeterem-se a um teste de aptidão, para demonstrarem as suas competências práticas e os seus conhecimentos, e a fazerem uma entrevista com uma pessoa do departamento de recursos humanos. Para o efeito, têm de se deslocar, normalmente, às instalações da empresa, embora seja possível utilizar um dos novos meios de comunicação (videoconferência ou Skype, por exemplo).
Sim, as pessoas normalmente cumprimentam-se com um aperto de mão no início e no fim da reunião. É frequente tocarem-se nos ombros ou nos braços e, quando há senhoras envolvidas, muitas vezes cumprimentam-se com dois beijos. Se a pessoa com quem se encontra se preparar para o fazer, não se esquive, mas a iniciativa do beijo não deve partir de si.
Uma dica a respeito do espaço pessoal: em Espanha, as pessoas gostam de proximidade e, por isso, quando se encontram, guardam menos espaço entre si do que os europeus do Norte.
Não, pode ser estruturada ou não estruturada, formal ou informal, conduzida por um painel ou feita em grupo.
O entrevistador discutirá o seu curriculum vitae, centrando-se tanto na formação e no trabalho académico como na sua experiência profissional. Poderá fazer-lhe perguntas sobre as suas atitudes e personalidade, para identificar que tipo de caráter tem, como se comporta em determinadas situações e como se integra numa equipa.
Para além de um representante do departamento de recursos humanos, também pode estar presente um técnico para lhe fazer perguntas relacionadas com a função. O representante do departamento de recursos humanos centrar-se-á nas competências pessoais e gerais, bem como nas condições de trabalho.
O candidato poderá então colocar algumas questões adicionais antes de a entrevista ser dada por concluída com a combinação dos procedimentos de ordem prática relativos à fase de decisão e resposta. Aproveite o melhor possível o momento das despedidas para mostrar que está otimista e espera ter boas notícias.
Não se esqueça de que a sua comunicação não verbal transmite informações a seu respeito ao longo de toda a entrevista, confirmando ou desmentindo aquilo que estiver a dizer. Responda às perguntas relativas a erros ou críticas com sinceridade. Toda a gente comete erros. O importante é a aprendizagem que deles se retira. Conte sempre a história de um ponto de vista positivo e extraia conclusões construtivas.
Se for confrontado com perguntas incómodas ou provocatórias, procure manter a calma. É comum utilizarem-se perguntas difíceis na seleção dos quadros superiores, dos vendedores e do pessoal que está em contacto direto com os clientes.
Pratique a sua técnica de entrevistas em http://www.todofp.es ou com um treinador de entrevistas (simulador) em: http://www.educastur.es.