Croácia - trabalho

País: Croácia
Línguas oficiais: croata
Forma de governo: república parlamentar
População: 4,3 milhões
Capital: Zagreb
Moeda: kuna croata (HRK)
Membro da UE ou do EEE: UE
Código telefónico: +385
Código Internet: .hr

Por que neste país?

Zagreb, a capital da Croácia, dotada de uma elegante arquitetura austro-húngara, uma animada atmosfera artística, lojas excelentes e inúmeros bares, é injustamente ignorada por demasiados visitantes do país. Porém, compreende-se que os milhões de turistas que a ele acorrem anualmente sucumbam aos encantos da costa da Dalmácia e das suas 1 000 ilhas.

A taxa de desemprego é elevada, sobretudo entre os jovens, mas existem incentivos para os investidores e boas potencialidades de desenvolvimento do mercado de trabalho. Há procura de trabalhadores no setor do turismo e da hotelaria, principalmente no verão. Existe igualmente uma procura sazonal de trabalhadores pouco qualificados para a agricultura, bem como de médicos e outros técnicos de saúde, sobretudo nas zonas rurais e nas ilhas. Também poderão surgir oportunidades para agentes turísticos e professores que sejam falantes nativos de línguas estrangeiras.


Procurar trabalho

Procure trabalho através de contactos pessoais, sítios web de emprego e anúncios nos jornais, ou enviando uma candidatura espontânea ao empregador. Há agências privadas de trabalho temporário, embora as vagas no setor público tenham de ser anunciadas no jornal oficial e através do serviço público de emprego.

Dicas para a apresentação das candidaturas

A carta de apresentação não deve exceder uma página e tem de fornecer informações precisas sobre as razões que tornam o candidato perfeitamente indicado para preencher a vaga. O texto deve ser bem redigido, segundo as regras de comunicação profissional, compreensível e de leitura fácil.

É habitual incluir uma fotografia no CV?

Sim, é recomendável incluir uma fotografia.

Há preferência por candidaturas manuscritas?

Não, é preferível que a candidatura seja datilografada.

O CV modelo Europass é amplamente utilizado e aceite?

Sim, é adequado enviar um CV Europass.

Contactos telefónicos

Se o número de telefone constar do anúncio, é possível contactar os empregadores dessa forma, mas muitos não fornecem informações por essa via.

Tenho de enviar diplomas juntamente com a minha candidatura?

Sim, se a oferta de emprego o solicitar.

Devo apresentar referências, cartas de recomendação ou o certificado de registo criminal?

Na Croácia, não são necessárias referências nem cartas de recomendação, salvo se forem expressamente solicitadas. Algumas empresas e instituições exigem o certificado de registo criminal.

Período habitual entre a publicação do anúncio de emprego e a entrada em funções

Esse período pode variar entre alguns dias e vários meses, consoante o lugar em causa. Os processos de seleção para lugares muito qualificados ou empregos em instituições públicas podem ser algo demorados. As vagas que exigem poucas qualificações ou em pequenas empresas podem ser preenchidas rapidamente.

Preparação para a entrevista

As primeiras impressões são muito importantes. A forma como o candidato se veste será tomada em consideração. Além disso, terá de se apresentar com base no CV. As perguntas mais frequentes incidem sobre os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. É importante informar-se acerca da empresa para conhecer bem a sua atividade quotidiana e as exigências do lugar a que se candidata. Se tiver pessoas conhecidas dentro da empresa, recorra a esses contactos para o ajudarem.

Podem ser realizados testes escritos ou orais (psicológicos e profissionais) antes da entrevista. Se perder o interesse por um lugar, informe o empregador com a devida antecedência.

Dicas sobre o que deve vestir

Um candidato vestido de forma adequada e elegante produzirá uma impressão muito mais favorável do que se usar calças de ganga e uma T-shirt. Devem evitar-se os adornos e acessórios excessivos e os penteados radicais ou o cabelo pintado. A forma como se apresenta deve cor-responder à de um potencial funcionário da empresa.

Quem estará presente?

Uma só pessoa, ou um grupo de pessoas, consoante as empresas.

Cumprimentamo-nos com um aperto de mão?

Sim. O protocolo exige que aperte primeiro a mão às senhoras, depois ao principal responsável hierárquico e finalmente às restantes pessoas.

A entrevista obedece a um esquema rígido?

As entrevistas podem obedecer a vários esquemas, mas há características em comum. Normalmente, o ambiente é formal. Os entrevistadores apresentam-se e depois convidam o candidato a fazer o mesmo e a descrever a sua educação, a experiência profissional anterior, as eventuais aptidões e competências especiais que possui, os seus interesses e as razões por que se candidatou ao lugar. Habitualmente, os empregadores fazem perguntas sobre o curriculum vitae, a experiência profissional anterior e as expectativas dos candidatos. A entrevista dura cerca de 1/2 hora. Guarde as perguntas que queira fazer para o final da entrevista, formule-as de forma concisa e sem entrar em grandes pormenores.

Quando é que uma pergunta ultrapassa os limites?

As perguntas sobre a confissão religiosa, a origem étnica, a orientação sexual ou a gravidez devem ser evitadas, nos termos da lei croata contra a discriminação, que entrou em vigor em 2009. O candidato pode recusar-se a responder a perguntas sobre a sua vida privada.

Negociação do salário e outras contrapartidas

É frequente os empregadores fixarem os salários e outras contrapartidas, havendo pouca margem para negociação. Em todo o caso, só é possível negociar os salários no setor privado, uma vez que no setor público são fixados por lei. Os salários são expressos em termos de um valor mensal e devem incluir o pagamento das férias. Os prémios e outras regalias são negociados à parte.

Poderá haver um período experimental?

A lei não permite que se exija aos candidatos 1 dia de trabalho à experiência.

Qual a duração normal dos estágios?

Normalmente, o período de estágio dura entre 1 e 3 meses.

O empregador reembolsar-me-á das despesas efetuadas para comparecer à entrevista?

O empregador não é obrigado a suportar as despesas efetuadas por motivo de comparência às entrevistas.

Quando me comunicarão os resultados?

No final da entrevista, pode perguntar ao entrevistador quando serão anunciados os resultados. Os empregadores costumam comunicá-los uma ou duas semanas após a entrevista.

Obtenção de resposta e seguimento da candidatura

Depois da entrevista, pode telefonar ao entrevistador e pedir uma resposta.

Com que antecedência devo chegar à entrevista?

É aconselhável que o candidato chegue com 10-15 minutos de antecedência para organizar e rever os seus documentos e preparar-se. Se houver algum atraso ou não lhe for possível comparecer à entrevista, deve avisar o empregador.

data da ultima modificação: 2014-11-21 21:19:33

© União Europeia
Privacy Policy