Listenstaine - trabalho

Línguas oficiais: alemão
Forma de governo: monarquia constitucional
População: 36 800
Capital: Vaduz
Moeda: franco suíço (CHF)
Membro da UE ou do EEE: EEE e EFTA
Código telefónico: +423
Código Internet: .li

Por que neste país?

Último vestígio do Sacro Império Romano, o Listenstaine foi fundado em 1719 e mantém laços estreitos com a Suíça. É particularmente conhecido pelos baixos impostos e elevados salários, e como centro bancário e comercial, mas também possui uma concentração industrial mais densa do que qualquer outro país europeu. Não é que seja grande - o seu território tem 25 km de comprimento por 6 km de largura - mas a capital, Vaduz, tem uma paisagem de montanha que faz as delícias dos caminhantes, dos ciclistas e, no inverno, dos esquiadores.

Em 2012, a taxa de desemprego era a mais baixa da Europa (2,4%, em média, 2,75%, no caso do desemprego juvenil). No mercado de trabalho faltam os operários qualificados e técnicos especializados.

Procurar trabalho

O melhor sítio web de emprego do Listenstaine é o Arbeitsmarkt Service Liechtenstein (http://amsfl.li). O serviço público de emprego pode fornecer informações complementares.

Dicas para a apresentação das candidaturas

No Listenstaine, as candidaturas são geralmente apresentadas por escrito. Se apresentar a sua por correio eletrónico, utilize, se possível, um ficheiro de formato PDF. Inclua todos os documentos pertinentes, designadamente a carta de apresentação, o CV com fotografia, as referências e as cartas de recomendação, o diploma e os outros documentos relevantes para as funções em causa, e não se esqueça de referir os seus dados de contacto.

Após a apresentação da candidatura, o interessado receberá um convite para uma entrevista, ou uma comunicação (por escrito) a informá-lo de que foi excluído. Depois da entrevista, haverá certamente um teste ou uma avaliação. Antes da assinatura do contrato, realizar-se-ão entre uma e três entrevistas.

É habitual incluir uma fotografia no CV?

Sim, é inteiramente recomendável incluir uma fotografia no CV.

Há preferência por candidaturas manuscritas?

Não, as candidaturas só devem ser manuscritas quando o empregador o solicitar expressamente.

O CV modelo Europass é amplamente utilizado e aceite?

Não, é aconselhável utilizar o modelo de CV suíço, que pode ser obtido em: http://www.amsfl.li .

Contactos telefónicos

Se telefonar à entidade empregadora, peça para lhe passarem a chamada à pessoa de contacto indicada. Cinja-se ao essencial e não faça demasiadas perguntas, para não alongar o telefonema mais do que o necessário.

Tenho de enviar diplomas juntamente com a minha candidatura?

De preferência, sim, ou pelo menos leve-os consigo para a entrevista.

Devo apresentar referências, cartas de recomendação ou o certificado de registo criminal?

Os empregadores dão grande importância às cartas de recomendação e às referências, mas o candidato só necessita de as apresentar se for solicitado para tal.

Período habitual entre a publicação do anúncio de emprego e a entrada em funções

Esse período será de 1 a 3 meses.

Preparação para a entrevista

Os candidatos devem informar-se o melhor possível sobre a empresa em que estão interessados, o seu volume de negócios, dimensão, setor de atividade, localização geográfica, cultura organizacional, etc.

Esteja preparado para perguntas como "Porque quer trabalhar na nossa empresa?" ou "O que sabe sobre ela?". Tome nota das perguntas que queira fazer. Previna-se quanto a informações pessoais ou profissionais que o empregador possa encontrar na Internet.

Dicas sobre o que deve vestir

O estilo de vestuário deve ser adequado à empresa e ao lugar a que se candidata. De um modo geral, evite usar cores garridas ou roupas reveladoras. A maquilhagem e os adornos devem ser discretos.

Quem estará presente?

A entrevista é geralmente conduzida por uma a três pessoas, entre as quais, pelo menos, um representante e supervisor do departamento de recursos humanos.

Cumprimentamo-nos com um aperto de mão?

Sim, no Listenstaine, é habitual as pessoas cumprimentarem-se com um aperto de mão.

A entrevista obedece a um esquema rígido?

A entrevista dura entre 1 e 2 horas. Os testes ou avaliações podem demorar mais algumas horas.

As entrevistas podem obedecer a um esquema rígido (as mesmas perguntas, previamente definidas, para facilitar a comparação entre os candidatos), semirrígido (o mais utilizado) ou flexível. Eis um esquema possível: apresentação dos participantes, apresentação da empresa, perguntas ao candidato (emprego, educação, interesses, cursos suplementares, competências, espírito de equipa, etc.), atividades de tempos livres e ocupações não profissionais, objetivos pessoais, negociação relativa ao contrato, recapitulação e passos subsequentes.

O ambiente será de cooperação, abertura e franqueza. As perguntas sobre assuntos profissionais e as questões sobre aspetos não profissionais serão em número idêntico. Deve fazer o possível por demonstrar a sua motivação. O empregador quer ficar a saber o mais possível não só sobre a motivação, os conhecimentos e as competências do candidato, mas também sobre a sua personalidade.

O candidato pode fazer as perguntas que entender no final da primeira entrevista. As questões relativas ao salário são habitualmente abordadas na segunda entrevista.

Quando é que uma pergunta ultrapassa os limites?

Quaisquer perguntas sobre gravidezes planeadas, doenças, religião ou filiação política devem ficar sem resposta se não forem relevantes para as funções a desempenhar.

Negociação do salário e outras contrapartidas

O candidato pode negociar as suas contrapartidas. Por norma, as negociações são conduzidas, do lado do empregador, pelo responsável pelo pessoal. Será conveniente contactar antes um sindicato para se informar sobre os salários normalmente pagos nessas funções. Habitualmente, o salário é expresso em valores mensais ou anuais e inclui o subsídio de férias, mas não os prémios (pelo menos no salário fixo). Entre as regalias complementares mais comuns contam-se as senhas de refeição, a viatura da empresa, o telemóvel, as senhas para a prática de desportos, o refeitório da empresa e o computador portátil.

Poderá haver um período experimental?

A prestação de 1 dia de trabalho à experiência não é uma prática comum, mas, em determinadas situações, poderá ser útil. O candidato pode recusar, embora essa experiência talvez lhe seja proveitosa para tomar contacto com a realidade do posto de trabalho a que se candidatou.

Qual a duração normal dos estágios?

O período de estágio dura entre um e três meses, no máximo.

O empregador reembolsar-me-á das despesas efetuadas para comparecer à entrevista?

Sim, mas deve informar-se a esse respeito com antecedência.

Quando me comunicarão os resultados?

No final da entrevista, o empregador deverá comunicar-lhe o prazo de decisão ou os passos subsequentes do processo. Se isso não acontecer, levante essa questão.

Obtenção de resposta e seguimento da candidatura

Depois da entrevista, pode telefonar a pedir uma resposta.

Com que antecedência devo chegar à entrevista?

É conveniente chegar com cerca de 10 minutos de antecedência e fazer-se anunciar à entrada

publicados: 2014-11-21

© União Europeia
Privacy Policy