Eslováquia - trabalho

Línguas oficiais: eslovaco
Forma de governo: república parlamentar
População: 5,4 milhões
Capital: Bratislava
Moeda: euro (EUR)
Membro da UE ou do EEE: UE
Código telefónico: +421
Código Internet: .sk

Por que neste país?

Antes da recessão global, a economia da Eslováquia conheceu um crescimento sustentado que lhe valeu ser apelidada de «Tatra Tiger». Desde então, tem havido indícios de recuperação, porém mais lentos. Nos últimos anos aumentou o número de pessoas empregadas e de postos de trabalho, graças ao crescimento registado no setor das TI, nos transportes e armazenagem, nas atividades de informação e comunicação e na indústria transformadora. A construção de automóveis e a engenharia elétrica são os principais setores industriais, sendo a Eslováquia o maior produtor de automóveis per capita.

Para além das questões laborais, este país compacto e sem litoral possui extensas ligações de transporte e numerosas atrações naturais e culturais, como, por exemplo, cidades históricas, grutas espetaculares, fascinantes paisagens de montanha e um dinâmico setor de desportos de inverno.

Procurar trabalho

Os anúncios de emprego são publicados na Internet e nos jornais nacionais e regionais. Os portais de emprego em linha, as empresas de recrutamento privadas e os serviços públicos de emprego publicam as ofertas existentes na Eslováquia nos respetivos sítios web. Neles poderá encontrar informações pormenorizadas sobre os lugares vagos e os requisitos que os candidatos devem possuir para os preencher.

Dicas para a apresentação das candidaturas

Siga as instruções dadas no anúncio da oferta de emprego. Não envie a mesma candidatura a várias entidades empregadoras, dirija-se individualmente a cada uma delas. O conteúdo de uma candidatura enviada por correio eletrónico deve ser igual ao de uma candidatura manuscrita. A prática habitual é enviar uma carta de apresentação a explicar as razões por que o candidato quer trabalhar naquela empresa, com o CV e uma cópia do diploma em anexo.

É habitual incluir uma fotografia no CV?

Não, só é habitual fazê-lo nas candidaturas para um empregador estrangeiro.

Há preferência por candidaturas manuscritas?

Não, as candidaturas datilografadas são adequadas. Se forem manuscritas, certifique- se de que o texto é legível.

O CV modelo Europass é amplamente utilizado e aceite?

Sim, é frequentemente utilizado.

Contactos telefónicos

Em todos os contactos com o empregador, o candidato deve ser agradável e amistoso. Responda a todas as perguntas e descreva com tato as suas expectativas.

Tenho de enviar diplomas juntamente com a minha candidatura?

Nem sempre. Nuns casos, devem ser anexados à candidatura, mas noutros deve levá-los para a entrevista.

Devo apresentar referências, cartas de recomendação ou o certificado de registo criminal?

Forneça ao empregador referências sobre a sua experiência profissional e competências, bem como os dados de contacto de uma pessoa que possa atestar a veracidade destas informações. As referências devem confirmar o período de trabalho, avaliar o desempenho do candidato e recomendá-lo a outro empregador.

Aos professores e a quem trabalhe, por exemplo, com armas ou substâncias perigosas, é exigido o certificado de registo criminal.

Período habitual entre a publicação do anúncio de emprego e a entrada em funções

Entre 2 semanas e um mês ou mais.

Preparação para a entrevista

Se de tratar de um trabalho especializado, talvez lhe peçam que efetue um exame de aptidão. Relativamente a lugares menos especializados, espera-se apenas que o candidato demonstre prontidão para o trabalho.

Prepare-se bem para a entrevista. Leve cópias dos seus diplomas, licenças e outros documentos necessários, demonstre os resultados do seu trabalho e dê provas da sua experiência e competências. Seja cortês e responda de forma clara e honesta.

Dicas sobre o que deve vestir

Os candidatos devem estar vestidos com asseio e elegância. Tratando-se de um cargo administrativo, tanto os homens como as mulheres devem usar um fato de duas peças. Os adornos são permitidos, mas devem ser usados com moderação.

Quem estará presente?

O painel de entrevistadores será geralmente constituído por um a três representantes da empresa e entrevistará 10-30 candidatos. Por vezes, poderão realizar-se entrevistas em grupo.

Cumprimentamo-nos com um aperto de mão?

Não, esse tipo de cumprimento está normalmente reservado para o candidato selecionado, no final do processo de recrutamento.

A entrevista obedece a um esquema rígido?

Na maior parte dos casos, os empregadores começam por apresentar a empresa e dizem o que esperam do novo funcionário. De seguida, solicitam aos candidatos que apresentem as razões por que pretendem aquele lugar e que exponham os seus conhecimentos e competências. O empregador também pode pedir aos candidatos que façam um teste ou preencham alguns formulários. No final da entrevista, o empregador poderá dar-lhes a oportunidade de fazerem perguntas.

O ambiente é formal. Tenha isto presente e seja cauteloso na escolha das palavras. A maior parte da entrevista é dedicada a temas profissionais. Geralmente, o empregador não está interessado nas questões pessoais.

Quando é que uma pergunta ultrapassa os limites?

Os candidatos não são obrigados a responder a perguntas sobre a sua vida privada, confissão religiosa e filiação política, nem sobre o estado civil.

Negociação do salário e outras contrapartidas

O candidato não tem muito espaço de manobra para negociar o contrato e, na maioria dos casos, cabe-lhe apenas concordar ou discordar. Entre as regalias suplementares mais comuns contam-se, por exemplo, o alojamento, a viatura da empresa e o telemóvel.

Poderá haver um período experimental?

Poderá ser pedido ao candidato que preste 1 dia de trabalho à experiência. Por não se tratar de uma prática legal, o candidato pode recusar, mas isso pode ser razão para o empregador não o selecionar, por considerar ser uma demonstração de falta de vontade de cooperar.

Qual a duração normal dos estágios?

Três meses, em média.

O empregador reembolsar-me-á das despesas efetuadas para comparecer à entrevista?

Poderá acontecer, mas é raro.

Quando me comunicarão os resultados?

Uma ou duas semanas após a entrevista.

Obtenção de resposta e seguimento da candidatura

Não é comum os candidatos pedirem que lhes comuniquem os resultados da entrevista. Os resultados do processo de recrutamento são anunciados aos candidatos selecionados através de uma mensagem de correio eletrónico ou de uma chamada telefónica.

Com que antecedência devo chegar à entrevista?

Chegue, no mínimo, 30 minutos antes da hora marcada.

data da ultima modificação: 2014-11-24 09:39:31

© União Europeia
Privacy Policy