Dicas sobre o que deve vestir

Achado: 32
PaísDicas sobre o que deve vestir
Alemanha - trabalho
Procure vestir-se de forma adequada à empresa e ao lugar a que se está a candidatar. Os banqueiros e os bancários, por exemplo, têm de usar gravata. Evite adornos demasiado vistosos.
Áustria - trabalho
A indumentária depende do tipo de trabalho, do setor, da função, da cultura da empresa ou de o lugar obrigar ou não ao contacto com clientes e integrar ou não funções de representação. Seja genuíno na forma como se apresenta. O fato ainda é obrigatório para os homens que se candidatam a lugares de responsabilidade, mas a gravata já não é indispensável.

«Eu já sabia alguma coisa sobre a vida na Hungria, uma vez que estudei lá, mas a EURES ajudou-me em relação aos pormenores mais «técnicos» de uma vida dividida por dois países, como as diferenças entre os regimes fiscais e os sistemas de segurança social. Quando nos mudamos para um sítio novo, não sabemos o que esperar. Cada país tem as suas próprias especificidades e é fundamental obter aconselhamento a esse respeito». Marcel, candidato a emprego da Alemanha, que vive na Hungria e trabalha na Áustria.
Bélgica - trabalho
Vista-se como esperaria que se vestisse alguém nas funções a que se candidata, nem demasiado elegante nem excessivamente informal. Os adornos e o perfume devem condizer com a roupa. Não se esqueça de que a forma como se apresenta espelha a sua personalidade.
Bulgaria - trabalho
O vestuário deve ser informal mas de boa qualidade, evitando as peças desportivas, saias curtas ou cores berrantes. As roupas devem estar limpas e os sapatos engraxa-dos, e devem condizer entre si. Evite desodorizantes e perfumes de odor muito ativo e preste atenção a pormenores como o penteado e a limpeza do cabelo e das unhas. Os homens devem estar bem barbeados ou ter uma barba cuidada. Evite adornos extravagantes.
Chipre - trabalho
Quanto à indumentária, é aconselhável que os candidatos adotem um estilo informal e elegante, sem exageros.
Croácia - trabalho
Um candidato vestido de forma adequada e elegante produzirá uma impressão muito mais favorável do que se usar calças de ganga e uma T-shirt. Devem evitar-se os adornos e acessórios excessivos e os penteados radicais ou o cabelo pintado. A forma como se apresenta deve cor-responder à de um potencial funcionário da empresa.
Dinamarca - trabalho
Opte por um estilo de vestuário moderadamente conservador, nem demasiado vistoso, nem excessivamente descontraído. Use adornos discretos e evite piercings visíveis.
Eslováquia - trabalho
Os candidatos devem estar vestidos com asseio e elegância. Tratando-se de um cargo administrativo, tanto os homens como as mulheres devem usar um fato de duas peças. Os adornos são permitidos, mas devem ser usados com moderação.
Eslovénia - trabalho
A sua indumentária deve obedecer a um estilo formal e ter um aspeto cuidado e limpo. Os sapatos devem estar em bom estado e o penteado impecável.
Espanha - trabalho
Não vá para uma entrevista como se fosse a uma festa. Apresente-se como se fosse trabalhar na empresa. Normalmente, bastará que esteja vestido com asseio e aprumo. Os licenciados e os executivos costumam usar gravata, no caso dos homens, e saltos altos, no caso das mulheres. Evite os adornos demasiado vistosos e as cores berrantes.
Estónia - trabalho
A indumentária depende do lugar a que se candidata. É aconselhável optar por vestir roupa clássica e confortável. Poderá usar adornos.
Finlândia - trabalho
Vista-se com elegância e de forma adequada. Em regra, um estilo informal elegante é suficiente. No entanto, no mundo dos negócios, os homens tendem a usar fato. Use adornos simples para causar uma impressão agradável e bem cuidada.
França - trabalho
Deve vestirse de modo adequado ao lugar a que se candidata.
Grécia - trabalho
Cuide da sua aparência, que deve ser pautada pelo asseio, verificando se está bem barbeado e se a sua indumentária corresponde aos padrões da empresa.
Hungria - trabalho
O estilo de vestuário mais adequado depende das funções a desempenhar, mas, em regra, é o formal (fato, vestido, etc.). Às mulheres é consentido o uso moderado de adornos.
Irlanda - trabalho
Deve optar por roupa elegante e limpa, naturalmente, e evitar piercings faciais ou outros.
Islândia - trabalho
Opte por roupa informal e elegante ou vista-se de modo convencional. Evite adornos em excesso. No caso dos homens, a generalidade dos islandeses só considera aceitável o anel de noivado ou de casamento.
Itália - trabalho
Algumas empresas têm normas próprias quanto à indumentária e aos adornos, mas a regra geral a adotar deve ser a seguinte: se não tiver indicações em contrário, opte por um estilo informal mas elegante.
Letónia - trabalho
O tipo de indumentária mais aconselhável depende do setor profissional e das funções a desempenhar. Caso se trate de um banco, de uma instituição estatal ou de funções administrativas, deve optar por um estilo convencional. Seja como for, o candidato deve sempre apresentar-se limpo e aprumado.
Listenstaine - trabalho
O estilo de vestuário deve ser adequado à empresa e ao lugar a que se candidata. De um modo geral, evite usar cores garridas ou roupas reveladoras. A maquilhagem e os adornos devem ser discretos.
Lituânia - trabalho
O estilo de vestuário mais apropriado depende do lugar em causa. É sempre conveniente o uso de um fato de duas peças ou vestido. Os adornos e a maquilhagem devem ser discretos.
Luxemburgo - trabalho
Opte por uma indumentária e uma aparência geral condizentes com a situação e o tipo de empresa onde pretende trabalhar. Os empregadores do setor financeiro ainda estão habituados a que os homens se apresentem de fato e gravata.
Malta - trabalho
Vista-se com elegância para todas as entrevistas. É aconselhável que os homens vistam um fato escuro com uma camisa branca ou de cor clara e uma gravata elegante. As senhoras devem usar um fato de duas peças, com uma camisa. Os adornos e a maquilhagem devem ser discretos. Os homens não devem usar brincos ou outros piercings. Se tiver uma tatuagem, deve estar coberta pela roupa, pois as tatuagens não são bem aceites pelos empregadores locais. É recomendável usar um perfume suave e fresco, principalmente no verão.
Noruega - trabalho
No que respeita à indumentária, os hábitos noruegueses aconselham um estilo informal. A regra da «camisa branca e gravata » só se aplica aos candidatos a cargos de direção em setores como o financeiro, o imobiliário, a consultoria, ou outros cargos em cujo exercício as funções de representação tenham um peso considerável. Procure fotografias do pessoal no sítio web da empresa e veja como estão vestidos.
Países Baixos - trabalho
O facto de estar vestido para a ocasião e ter um aspeto bem cuidado será bastante apreciado. Opte por roupa compatível com a cultura da empresa, e não com a última moda. No setor bancário, os homens têm de usar fato e as mulheres devem vestir fatos de duas peças.

É aconselhável um uso moderado de adornos. Os homens podem usar um anel, mas pulseiras já se considera excessivo. As mulheres poderão usar um ou mais anéis (o que até lhes poderá ser favorável). Outros eventuais adornos devem condizer com o restante vestuário.
Polónia - trabalho
Para ir à entrevista, vista-se de acordo com um estilo profissional, ainda que o ambiente de trabalho seja informal.

No caso dos homens: fato de cor discreta, camisa de manga comprida e gravata, peúgas escuras e sapatos de cabedal convencionais, poucos ou nenhuns adornos, penteado cuidado, de estilo profissional, uso moderado de aftershave, unhas bem arranjadas, portfólio ou pasta.

No caso das mulheres: fato escuro de duas peças com saia suficientemente comprida para lhe permitir sentar-se confortavelmente, blusa a condizer, sapatos convencionais, collants de cor neutra, uso moderado de adornos (evite brincos pendentes ou pulseiras em excesso), penteado de estilo profissional, maquilhagem e perfume discretos, unhas limpas e bem tratadas, portfólio ou pasta.
Portugal - trabalho
Mesmo que não seja relevante para o lugar em causa, vista-se elegantemente para a ocasião por uma questão de profissionalismo e respeito por quem o vai entrevistar. Evite maquilhagem ou adornos em excesso, piercings, tatuagens visíveis ou penteados extravagantes.
Reino Unido - trabalho
Recomenda-se uma indumentária formal (fato). Os homens devem usar gravata. As mulheres devem usar maquilhagem e adornos com moderação. Vista o que vestir, as suas roupas devem estar limpas e bem engomadas.
República Checa - trabalho
A indumentária deve ser adequada ao lugar em que está interessado. O uso de fato escuro, gravata lisa, sapatos de cabedal de boa qualidade e pasta é, de um modo geral, aconselhável para os homens. Para as senhoras, recomenda-se a opção por um fato sóbrio de duas peças, incluindo saia pelo joelho ou calças, combinado com sapatos clássicos de boa qualidade, e por uma maquilhagem discreta e um penteado a condizer. Como adornos, devem usar-se, apenas como acessórios do fato, um pequeno alfinete de peito, um colar fino e brincos pequenos.
Roménia - trabalho
O candidato deve vestir-se de forma decente e respeitável.
Suécia - trabalho
Na maioria dos empregos não se exige um vestuário demasiado formal, mas o candidato deve vestirse com asseio e aprumo. Já não é habitual usar gravata. Calças e casaco de bom corte são sempre aceitáveis, tanto para os homens como para as mulheres.
Suíça - trabalho
Informe-se sobre a indumentária aconselhável para o setor e o tipo de trabalho e não se aperalte demasiado. As roupas vistosas e os adornos só são adequados para certos empregos (vendedora de joias ou produtos de luxo, por exemplo).
RSS desta lista

© União Europeia
Privacy Policy