Trabalho na Europa

País

Itália - trabalho

País: Itália
Línguas oficiais: italiano
Forma de governo: república parlamentar
População: 59,7 milhões
Capital: Roma
Moeda: euro (EUR)
Membro da UE ou do EEE: UE
Código telefónico: +39
Código Internet: .it

Por que neste país?

A Itália tem tudo: desde um clima invejável, uma paisagem variada e tesouros históricos e artísticos e até uma gastronomia deliciosa. O seu povo aprecia a boa vida, valorizando a família, as tradições culturais e a beleza do ambiente circundante.

Em Itália, a contratação de trabalhadores tem vindo a recuperar desde 2012. Estudos recentes constataram um acentuado aumento da percentagem de ofertas de empregos muito qualificados, sobretudo para especialistas nos setores da informática, indústria transformadora e construção, bem como para técnicos administrativos, financeiros e bancários. Registou-se igualmente um crescimento da procura de operários e trabalhadores qualificados, sendo os empregados de escritório e os vendedores menos procurados. Tradicionalmente, a Itália emprega muitos trabalhadores sazonais, devido ao seu grande setor do turismo. As empresas têm dificuldade em preencher cerca de 20% das vagas.

Procurar trabalho

Normalmente, os candidatos a emprego, em Itália, começam por procurar trabalho na Internet. Os centros públicos de emprego locais e todos os jornais têm sítios web com ofertas de emprego e o Ministério do Trabalho criou um novo sítio web para o efeito: http://www.cliclavoro.gov.it . Também é vulgar enviar aos empregadores candidaturas espontâneas acompanhadas de um CV. Comprar os jornais locais ou visitar o centro público de emprego local e as agências de emprego privadas são outras opções possíveis.

Dicas para a apresentação das candidaturas

Em Itália, geralmente, os candidatos enviam o CV atualizado, juntamente com uma carta de apresentação, por correio eletrónico ou por correio normal.

No caso das candidaturas por via eletrónica, o candidato deve referir expressamente o lugar a que se está a candidatar e ativar a opção de «recibo de leitura» nas definições da sua conta de correio eletrónico.

Nas candidaturas por escrito, é de sublinhar a importância do próprio aspeto gráfico da carta de apresentação, que deve ter uma composição mais cuidada do que uma candidatura por via eletrónica.

Confirme por telefone a receção da sua candidatura. Se a empresa entender que esta merece ser considerada, contactá-lo-á no prazo de alguns dias. Se isso não acontecer, é porque não foi selecionado. No entanto, é frequente os CV serem conservados durante muito tempo, e o candidato pode vir a receber um telefonema a propósito de uma candidatura que apresentou um ano antes.

Se se candidatar espontaneamente, deverá ter um cuidado redobrado com a correção gramatical e vocabular do texto e esforçar-se por elaborar um documento realmente motivador. De facto, de que outra forma poderá o candidato despertar o interesse do empregador se o lugar a que se candidata já estiver preenchido?

É habitual incluir uma fotografia no CV?

Não, mas poderá fazê-lo, se o desejar.

Há preferência por candidaturas manuscritas?

Não, não deve enviar uma carta manuscrita.

O CV modelo Europass é amplamente utilizado e aceite?

Sim, o modelo Europass é preferível.

«Através da EURES, consegui um estágio num estúdio de design em Senigallia, no norte da Itália. Em simultâneo, frequentei um curso de italiano, que foi ótimo para conhecer pessoas de todo o mundo e fazer novos amigos fora do trabalho. A nível pessoal, a experiência foi muito valiosa, pois aprendi a gerir a vida quotidiana num país completamente diferente daquele onde nasci, mesmo tendo de falar uma nova língua. Profissionalmente, o estágio veio a ser muito útil porque, pouco tempo depois, consegui um emprego permanente como designer de produtos na Dinamarca.»
Ebba, candidata a emprego da Suécia

Contactos telefónicos

Se o primeiro contacto for feito por telefone, seja educado e exprima-se de forma correta e fluente. Solicite o agendamento imediato de uma entrevista e não se esqueça de pedir os dados de contacto do responsável.

Tenho de enviar diplomas juntamente com a minha candidatura?

Não, mas leve-os consigo para a entrevista (a burocracia italiana é muito rígida).

Devo apresentar referências, cartas de recomendação ou o certificado de registo criminal?

É sempre vantajoso para o candidato indicar pessoas ou apresentar cartas de recomendação (de antigos empregadores, professores da universidade, etc.) que abonem a sua experiência profissional anterior ou confirmem as suas competências e aptidões.

Período habitual entre a publicação do anúncio de emprego e a entrada em funções

O início da atividade faz-se o mais rapidamente possível, assim que o trabalhador recémrecrutado estiver disponível.

Preparação para a entrevista

Se o lugar em causa lhe interessar especialmente, recolha informações sobre a empresa ou o empregador e tente imaginar o que gostariam de o ouvir dizer. Ser-lhe-á certamente vantajoso mostrar-se comunicativo, motivado e entusiasta.

Dicas sobre o que deve vestir

Algumas empresas têm normas próprias quanto à indumentária e aos adornos, mas a regra geral a adotar deve ser a seguinte: se não tiver indicações em contrário, opte por um estilo informal mas elegante.

Quem estará presente?

Consoante o lugar em causa, as entrevistas tanto poderão ser conduzidas pelo empregador como pelo chefe do departamento, pelo responsável dos recursos humanos ou mesmo por alguém designado especificamente para essa função; em consequência, tanto pode estar presente um entrevistador como um painel de entrevistadores. Os testes escritos são geralmente realizados em grupos. Normalmente, a reunião ou o teste dura, no máximo, 1 hora.

Cumprimentamo-nos com um aperto de mão?

Sim, é uma prática comum.

A entrevista obedece a um esquema rígido?

Normalmente, a entrevista é iniciada com uma troca de impressões sobre a experiência profissional anterior do candidato. O ambiente é formal e qualquer iniciativa de criar um ambiente mais descontraído terá de partir do entrevistador/empregador.

O empregador avaliará não só o modo como o candidato se exprime e age, mas também a compatibilidade entre o seu aspeto e forma de vestir e as funções em causa. O candidato também deve explanar adequadamente a sua motivação.

Depois de o empregador ter descrito as responsabilidades e as funções do lugar a preencher, o candidato poderá colocar questões sobre qualquer assunto que queira ver esclarecido. Poderá, designadamente, fazer perguntas sobre o tipo e a duração do contrato que lhe será proposto, as condições salariais previstas ou qualquer outra matéria.

Quando é que uma pergunta ultrapassa os limites?

Os candidatos devem sentir-se à vontade para não responderem a questões sobre a sua vida pessoal, porque o empregador não tem o direito de solicitar informações sobre assuntos estritamente privados.

Negociação do salário e outras contrapartidas

Em Itália, as condições financeiras e contratuais não estão sujeitas a negociação. Se aceitar o emprego, irá assinar um contrato de que constam todas as informações necessárias e uma descrição das condições financeiras e de trabalho. A negociação de algumas contrapartidas, como por exemplo o salário, as férias ou os prémios, depende do empregador e das convenções coletivas de trabalho de âmbito nacional (CCNL).

Entre as regalias complementares mais comuns em Itália contam-se as senhas de refeição e o telemóvel ou a viatura da empresa. As remunerações e as regalias complementares são negociadas com o departamento de recursos humanos.

Poderá haver um período experimental?

O empregador pode exigir a prestação de 1 dia de trabalho à experiência ou fixar um período de estágio, que o candidato pode recusar se for de duração superior à legal mente prevista (que depende da convenção coletiva de trabalho específica).

Qual a duração normal dos estágios?

Não existe um período de estágio normalizado.

O empregador reembolsar-me-á das despesas efetuadas para comparecer à entrevista?

Em alguns casos (quando estão em causa determinados cargos), o empregador poderá oferecer-se para reembolsar os custos de deslocação ou parte das despesas de viagem em que o candidato tenha incorrido por motivo da sua comparência à entrevista.

Quando me comunicarão os resultados?

Se for selecionado, caberá ao seu novo empregador informá-lo desse facto. O empregador deverá indicar na entrevista o prazo de que necessita para tomar uma decisão.

Obtenção de resposta e seguimento da candidatura

Se quiser saber o resultado da entrevista ou pedir esclarecimentos adicionais, poderá utilizar o telefone ou o correio eletrónico.

Com que antecedência devo chegar à entrevista?

A pontualidade é muito importante. Se não puder comparecer, deve avisar com a maior antecedência possível.

data da ultima modificação: 2014-11-21 21:33:05

© União Europeia

Study in Switzerland
BBA-Bachelor-220_1.jpg

Study in Poland
Privacy Policy