Negociação do salário e outras contrapartidas

Achado: 1
PaísNegociação do salário e outras contrapartidas
República Checa - trabalho

Se pretender negociar o salário, necessita de estar a par dos salários e remunera­ções normais, pois estes variam consoante o setor e o local. No setor privado, nomea­damente nas empresas de menor dimen­são, a margem de negociação dos salários é mais ampla, uma vez que nas grandes empresas, na administração pública ou estatal e nas instituições que dependem do orçamento do Estado, as remunera­ções são geralmente tabeladas. A remu­neração é expressa em valores à hora ou ao mês. A fixação de valores anuais só é vulgar em relação aos cargos de direção de nível superior.

As regras sobre o pagamento das férias estão definidas no Código do Trabalho, mas podem ser alteradas por um acordo de empresa celebrado entre o emprega­dor e os sindicatos nela representados. Em alguns casos, será possível negociar metas e prémios anuais, sobretudo nos contratos referentes a cargos de direção.

A título de gratificação em função dos resultados, podem ser oferecidas algumas regalias, como por exemplo descontos nos produtos da empresa, senhas de refeição, senhas para descontos em espetáculos ou piscinas, cupões de desconto e suplemen­tos dos subsídios de férias. Trata-se de uma matéria que pode ser negociada entre o empregador e os sindicatos.
RSS desta lista

© União Europeia
Privacy Policy